As imagens a seguir vão deixá-lo sem fôlego, pois mostram diferentes cenas capturadas no momento exato em que os pilotos dos caças executam manobras a toda velocidade, passando perto das pessoas no solo.

Não há limite definitivo entre as diferentes maneiras pelas quais a adrenalina pode ser experimentada. O que é mostrado nas imagens abaixo certamente é uma das muitas formas, tudo graças à ação da força G, aquela força que, como indicada por Isaac Newton, age em um corpo em repouso e é igual a massa multiplicada por aceleração.

A força gravitacional equivalente a 1G não permanece em um estado de descanso, mas está passando por mudanças o tempo todo, seja por aceleração ou desaceleração, podemos notar, por exemplo, quando estamos a bordo de um veículo, e é conhecida como “fator de carga” e pode ser positivo e negativo.

Pode-se dizer que experimentamos G positivo ou G+ quando a aceleração atua na direção oposta à força da gravidade e a sensação que é experimentada quando estamos afundando no assento.

O efeito oposto, quando experimentando o  G negativo ou G-, ocorre quando a aceleração coincide com a direção na qual o campo gravitacional é aplicado, levando assim à sua anulação. Um exemplo disso são os astronautas flutuando no espaço.

No caso de pilotos de aviões de caça, esses dois tipos de forças são experimentados com um grau de variação bastante complexo, portanto, em seu treinamento requer certas manobras ou ações controladas para evitar situações perigosas para o piloto, porque a faixa ou limite no fator de carga ao qual eles estão expostos pode ser facilmente acima de + ou – 9G.

Não é uma questão simples submeter o corpo a forças gravitacionais multiplicadas por cinco, seis ou sete vezes em comparação com a aceleração equivalente a 0 quando a força de gravidade de 1G é experimentada.

O resultado, por exemplo, quando se experimenta o G positivo é que o sangue se acumula nas partes inferiores do corpo e, se as precauções necessárias não forem tomadas, pode até levar à ruptura dos vasos.

Realmente os pilotos de aviões de combate são expostos a circunstâncias onde se têm a adrenalina a mil.

Assista no vídeo abaixo algumas manobras ousadas realizadas por pilotos de caça.

videoPlayerId=4788dc265

Share
Categorías: Historias

Video Destacados

Um cachorro deixa os vizinhos surpresos quando começa a subir a cerca de sua casa

DESTACADAS Ver más