“Take the A Train” é uma canção icônica dentro do gênero jazz que foi composta por Billy Strayhorn, escrita por Joya Sherrill e originalmente interpretada pelo compositor americano e famoso pianista de jazz, Duke Ellington.

A composição da famosa peça foi feita no formato AABA, uma estrutura musical particular que foi amplamente implementada para gravar peças icônicas da música popular americana. O grande impacto da música levou ao fato de que em 1943 artistas da cena jazzística como Ella Fitzgerald e Louis Jordan também a interpretaram.

Para o ano de 1976, o single foi aceito nos prêmios Grammy do hall da fama. Em 1999, foi incluída na NPR 100 da National Public Radio como uma das 20 mais importantes peças musicais americanas do século XX.

A letra da canção se refere à linha A do metrô de Nova York, que foi inaugurada em 1930 e conecta os bairros de Brooklyn e Harlem através do centro de Nova York, a letra teria surgido de uma anedota particular de que Billy viveu Strayhorn.

“Quando cheguei em Nova York, construímos uma nova linha de metrô. Eu morava na rota dessa nova linha de metrô, embora houvesse outra linha, a D, que segmentava a rota em duas antes de chegar à minha casa no Bronx. As pessoas frequentemente faziam o caminho errado, pegavam o D e, para evitar confusão, quando chegavam à minha casa ele dizia: ‘Pegue o trem A’.”

Ouça a música de jazz emblemática abaixo.

videoPlayerId=b51d0ea2f

Ad will display in 09 seconds

O mais visto da semana:

videoPlayerId=d664fc9b1

Ad will display in 09 seconds

Share
Categorías: Portuguese


Video Destacados

Ad will display in 09 seconds

Este jovem canta uma música famosa com sua voz extraordinária. Você tem que ouvi-lo!

DESTACADAS Ver más