Para os chineses, o bambu é um símbolo de força, durabilidade, flexibilidade e resistência. Se você precisar de um pouco de inspiração, especialmente se estiver com dificuldades, confira esta história sobre a floresta de bambu.

Segundo conta a história, um homem abandonou tudo e foi para o exílio na floresta depois de se sentir derrotado pela vida. Ele estava frustrado, porque apesar de todo o seu trabalho duro e esforço, ele encontrou o fracasso.

Na floresta, o homem conheceu um eremita despreocupado, com quem compartilhou sua história e depois disse: “Dê-me uma boa razão para não desistir da vida”.

“Olhe”, disse o eremita, apontando para uma área com samambaias que ficava ao lado de uma linda floresta de bambu. “Você vê essas samambaias e a floresta de bambu?”

Depois de olhar na direção indicada, o homem respondeu: “Sim”.

“Eu plantei a samambaia e as sementes de bambu e cuidei todos os dias, eu às nutri com água, luz e fertilizante”, disse o eremita. “A samambaia floresceu em pouco tempo, enquanto a semente de bambu não cresceu nem um centímetro, embora eu tenha passado anos regando e nutrindo.”

Apesar disso, o eremita não desistiu e continuou cultivando diligentemente as sementes de bambu.

No ano seguinte, mais uma vez, nada emergiu da terra. No terceiro e quarto ano, o mesmo aconteceu.

Mesmo assim, o eremita persistiu em seu esforço para cuidar do bambu … embora não visse sucesso.

Finalmente, no quinto ano ele viu um pequeno broto saindo do chão. O bambu começou então a crescer e crescer.

Seis meses depois, o que uma vez foi um pequeno broto se transformou em uma planta de bambu de 30 metros de altura que foi cercada por muitas outras de diferentes tamanhos.

Não havia como parar o crescimento das plantas, especialmente considerando todos os novos brotos que estavam se espalhando.

“Como o bambu cresceu de repente e sem controle depois de quatro anos de inatividade?”, Perguntou o eremita.

Confuso, o homem permaneceu em silêncio.

“A resposta é muito clara, o pequeno bambu estava germinando no subsolo, formando um sistema radicular sólido, se o bambu não tivesse desenvolvido uma base forte, não seria capaz de sustentar seu corpo alto”, explicou o eremita.

Ao ouvir a história do eremita, o homem aprendeu uma valiosa lição sobre o valor da persistência e do trabalho árduo.

O homem decidiu continuar com sua vida e perseverar em suas lutas para realizar seus sonhos.

O bambu suportou pacientemente anos de duras condições apenas para se tornar uma floresta bonita e extensa, abrigando muitos animais selvagens.

Como o bambu, as pessoas desenvolvem um caráter forte enquanto sofrem e superam as adversidades, como dizia o escritor britânico C.S. Lewis: “As dificuldades muitas vezes preparam as pessoas comuns para um destino extraordinário”.

Que a história da floresta de bambu esteja sempre presente em sua mente. Não importa o que a vida jogue em você, vá em frente e nunca desista.

Veja também:

videoPlayerId=73b1da371

Share
Categorías: Uncategorized

Video Destacados

Mãe se diverte com seu bebê usando um aplicativo que troca os rostos. Vídeo hilário!