O planeta Terra será sempre um lugar onde os mistérios proliferam, um lugar onde as mudanças estão ocorrendo o tempo todo, e nesse sentido, o campo da ciência olha para os diferentes fenômenos minuciosamente, para tentar entender melhor o lugar que habitamos.

Particularmente as áreas polares abrigam todos os tipos de mistérios, porque muito do seu território é inexplorado devido ao fato de que muitas áreas são de difícil acesso e sua exploração requer equipamentos caros e especializados.

No início de dezembro, cientistas do Instituto de Geofísica e Geologia do Petróleo, do escritório local da Academia Russa de Ciências, em Novosibirsk, Rússia, publicaram uma recente descoberta arqueológica correspondente ao período do Neogene, que foi descoberto na Sibéria.

Se trata de uma série de rochas em que foram encontradas evidências de marcas da existência prévia de árvores e plantas apenas encontradas em regiões de clima tropicais e que seriam impossíveis de existir nas atuais condições climáticas, tais como bananeiras, amieiro, salgueiro e magnólia, um sinal claro de que milhões de anos atrás a área era habitada por florestas decíduas, ou seja, por árvores que perdem suas folhas no outono.

De acordo com a agência de notícias russa RT, a descoberta ocorreu durante uma expedição realizada no rio delta, em Sardakh, uma ilha localizada nos confins do círculo ártico. A equipe encontrou as amostras em rochas do período Neogene, que ocorreu há 23 milhões de anos.

Irina Jázina, uma das pesquisadoras do instituto apontou na nota: “Ninguém havia descoberto antes vestígios de árvores de folhas caducas nesta região, é um achado verdadeiramente único”. A evidência coletada esclarece a existência de um clima tropical na região em um passado longínquo.

O que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi a descoberta de uma rocha na qual havia um traço de uma magnólia, já que evidências desse tipo de planta em uma área do norte nunca haviam sido encontradas antes.

Assista ao vídeo e compartilhe as belezas da vida!

videoPlayerId=de424b958

Ad will display in 09 seconds

 

Share
Categorías: Vida

Video Destacados

Ad will display in 09 seconds

Esta mulher cuida de alguns animais muito especiais em forma e tamanho. Que curioso!