No meio do “vórtice polar” que atingiu os Estados Unidos recentemente, as Cataratas do Niágara se transformaram em um espetáculo de gelo.

As famosas cachoeiras, localizadas na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, foram parcialmente congeladas em 31 de janeiro devido as temperaturas abaixo de zero.

Nas fotos, você pode ver o vapor que ocorre porque a temperatura da água é mais quente que a do ar.

Segundo o site das Cataratas do Niágara, “antes de 1964, o gelo bloqueava o fluxo de água no topo, reduzindo o volume de água no lado americano das cataratas até o ponto de congelamento. Isso aconteceu cinco vezes antes de colocarem barreiras de aço para evitar o acúmulo de gelo”, diz o site.

Você pode se interessar:

videoPlayerId=09af9ee21

 

Ele acrescenta: “Hoje, o efeito de congelamento que você vê é semelhante a qualquer outro rio ou lago que congela. A água na superfície em contato com o ar se transforma em gelo, mas há muita água fluindo”.

Quando esse fenômeno ocorre, o gelo pode atingir uma espessura de 40 pés (12 metros), diz o site.

No entanto, não é seguro andar no gelo.

“O gelo em um corpo de água que se move rapidamente como aquele na base das quedas é muito perigoso – quase um século atrás, as pessoas tinham permissão para andar na ponte de gelo e era uma atração comum no inverno, no entanto, isso mudou quando três vidas foram perdidas devido a uma quebra no gelo”, diz o site.

O clima frio paralisou uma grande parte dos Estados Unidos e causou pelo menos 21 mortes antes da massa de ar do Ártico recuar.

Os meteorologistas relacionaram o fenômeno do enorme frio com o chamado vórtice polar.

Bryan Jackson, um meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia, disse que o núcleo do vórtice se dirigiu para o norte, em direção ao leste do Canadá, embora o ar residual gelado continuasse avançando em direção ao nordeste dos Estados Unidos.

“O ar frio que estava sobre os Grandes Lagos, sobre o Meio-Oeste, mudou-se para cá. Depois, a pressão esteve sobre a Pensilvânia e Nova York”, disse Jackson em uma entrevista por telefone.

“Enquanto se movia para o leste, ele trouxe ar do sul, que logo causou um aumento nas temperaturas.”

Você pode se interessar:

videoPlayerId=5f1e8d886

Share
Categorías: Uncategorized

Video Destacados

Este jovem canta uma música famosa com sua voz extraordinária. Você tem que ouvi-lo!

DESTACADAS Ver más